A formalização de convênio de estágios é facultativa, isto é, é possível formalizar o estágio sem um convênio entre as duas instituições, utilizando apenas o Termo de Compromisso, conforme art. 3º da Lei 11.788/2008. A formalização do convênio de estágios é demasiado burocrática pois envolve grande tempo de tramitação, passagem por várias instâncias administrativas e custos para a instituição. Portanto, é recomendado que os estágios sejam efetivados sem a formalização do convênio, isto é, diretamente através do Termo de Compromisso Individual de Estágio. Para saber mais, acesse o site da Coordenadoria de Ensino e Currículo da Pró-Reitoria de Graduação ( http://wp.ufpel.edu.br/cec/pagina-exemplo/ ).

Excepcionalmente, no caso de impossibilidade da empresa receber o aluno apenas com o Termo de Compromisso, o Coordenador deve solicitar a abertura de processo na Coordenadoria de Convênios, obtenha mais informações através do endereço eletrônico atendimentoconvenios@ufpel.edu.br.

Para mais informações, clique aqui.

Termo de Compromisso para Realização de Estágio Obrigatório
Após 2008 os estágio são regidos pela LEI Nº 11.788, e nela cria-se a figura do Termo de Compromisso Individual de Estágio que ampara a Instituição que recebe o aluno nos termos das leis trabalhistas.

Termo de Compromisso Individual de Estágio HE-UFPel/EBSERH

Termo de Compromisso Hospital Escola UFPel/EBSERH Parte Concedente (para estudantes que realizarão atividades nas unidades do Hospital Escola)

Termo de Compromisso Hospital Escola UFPel/EBSERH Instituição de Ensino (para residentes do HE-UFPel que realizarão Estágios Optativos em outras instituições)