Toda pesquisa realizada no HE-UFPel deve, obrigatoriamente, estar formalizada na Gerência de Ensino e Pesquisa (GEP). A tramitação da formalização se dá nas seguintes etapas:

1) Preencher e enviar on-line o Formulário de Solicitação para Realizar Pesquisa no Hospital Escola, não esquecendo de:

2) Aguardar, por e-mail, a resposta da GEP, com o parecer da análise. Se favorável, você receberá, anexa a este e-mail, a Carta de Anuência do HE-UFPel/EBSERH para encaminhar ao Comitê de Ética em Pesquisa – CEP;

Obs.: O tempo para resposta da Gerência de Ensino e Pesquisa está condicionado ao número de setores/responsáveis envolvidos na análise da solicitação. A média prevista é de até 48h úteis por setor/responsável.

3) Após aprovação pelo CEP, entregar, na GEP, a cópia do Parecer Consubstanciado com Aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa, juntamente com a relação de nomes, cópia da Apólice de Seguro de todos os participantes que realizarão a coleta de dados e período de realização da coleta de dados;

IMPORTANTE:

Todos os participantes da pesquisa, incluindo pesquisador, orientador, colaboradores e entrevistadores devem possuir o cadastro no Sistema da GEP. 
Para acesso, clique aqui: Estudante ou Orientador.

PRORROGAÇÃO

Para prorrogar o prazo de término da realização de coleta de dados, o pesquisador/orientador deverá enviar a solicitação com 15 dias de antecedência da data de término prevista, para o e-mail ensino@heufpel.com.br, informando a nova data desejada e aguardar o retorno, por e-mail, referente à essa solicitação.

5) Ao concluir a pesquisa, realizar a Devolução Científica à GEP, informando e disponibilizando o texto completo (em arquivo PDF) de qualquer publicação científica (artigos em periódicos nacionais e internacionais, livros e capítulos de livros, registros e obtenções de patentes, resumos publicados em anais, trabalhos apresentados em congresso, etc.). Enviar para o e-mail ensino@heufpel.com.br.

IMPORTANTE:

A realização de novas pesquisas está condicionada à entrega de todos os documentos solicitados.

Tais documentos são obrigatórios para conclusão do processo de formalização e reconhecimento de sua pesquisa junto à GEP, para fins de divulgação (publicação dos resultados obtidos), e serve respectivamente para avaliar a infra-estrutura física, verificar a receptividade dos profissionais da instituição e do público alvo. Estas informações são de extrema importância para que se busque, permanentemente, alternativas para melhorar a qualificação do ensino e da assistência, bem como fonte de consulta para os demais pesquisadores e membros da comunidade acadêmica através da Biblioteca Digital no site da GEP.

ATENÇÃO!

Os Projetos de Pesquisas que forem submetidos ao Comitê de Ética em Pesquisa da Faculdade de Medicina da UFPel, devem seguir as novas orientações do CEP.

DICAS:

Acesse o site Plataforma Brasil, para cadastrar-se.

Veja aqui as orientações básicas para submissão de projetos de pesquisa na Plataforma Brasil.

Acesse a Resolução CNS Nº 466, de 12 de dezembro de 2012, que aprova as Diretrizes e Normas regulamentadoras de pesquisas envolvendo seres humanos.

Como sugestão, disponibilizamos um Modelo de Termo de Consentimento Livre e Esclarecido.