A pesquisa é um dos principais pilares que fundamentam a atuação de uma instituição de ensino. É dela que se originam novos conhecimentos e ideias, que podem ser transformados em produtos, processos e tecnologias, bens culturais e práticas inovadoras que, por sua vez, irão gerar o desenvolvimento e o bem-estar para a sociedade.
No Hospital Escola da Universidade Federal de Pelotas, a pesquisa, a inovação e o desenvolvimento tecnológico são intrínsecos à rotina acadêmica, fundamentando os programas de ensino e extensão da Instituição.
Todo projeto de pesquisa envolvendo o HE deve cumprir os três principais trâmites para aprovação de sua realização:
  • Parecer favorável da Gerência de Ensino e Pesquisa; 
  • Aprovação sobre a viabilidade de realização da pesquisa, dada pelo(s) responsável(is) pelo(s) setor(es) envolvido(s) na pesquisa;
  • Aprovação em Comitê de Ética em Pesquisa, legalmente reconhecido.
Em 2017, 53 pesquisas foram submetidas à aprovação para realização no HE, em áreas como Administração, Educação Física, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Gestão Estratégica na Área da Saúde, Medicina, Microbiologia, Nutrição, Odontologia, Parasitologia, Psicologia, Segurança do Trabalhador, Serviço Social e Terapia Ocupacional.