WEBSAÚDE_JPEG - QUADRADO

Unidade de WebSaúde HE/EBSERH

 

A WebSaúde viabiliza o aprimoramento do conhecimento através dos recursos tecnológicos para o cuidado de pessoas.

São utilizados recursos como videoconferências, webconferências e, em breve, estaremos inserindo a plataforma Moodle como meio de multiplicar os saberes.

Videoconferência é colocar em contato, através de um sistema de áudio e vídeo, duas ou mais pessoas separadas geograficamente, até mesmo em países diferentes. O sistema funciona como um canal de TV, utiliza-se equipamentos especiais para tal, com muita qualidade. Permite a aplicação em setores críticos, tais como a telemedicina, apresentação remota de eventos empresariais complexos, congressos e muito mais.

Webconferência é uma modalidade de teleconferência – troca de informações em tempo real entre pessoas que não estão no mesmo espaço físico, realizada via Internet, com a utilização de um software específico (skype, por exemplo), sem limite de participantes. Como não necessita de equipamentos especiais, torna-se muito mais versátil e acessível.

Os Grupos de Interesse Especial (do inglês Special Interest Groups – SIGs), estão inseridos no Hospital Escola desde 2009,  promovem sessões, por videoconferência ou webconferência, para debates, discussões de caso, aulas, pesquisas e avaliações à distância, em várias especialidades e subespecialidades médicas, para diversos profissionais da área da saúde, em diversos níveis de formação profissional.
Qualquer instituição da área da saúde pode solicitar participação nos SIGs da Rute, com seus próprios recursos. 

Acesse http://rute.rnp.br/sigs para conhecer todos os SIGs existentes e se tiver interesse, mande um e-mail para a GEP – ensino.he@gmail.com para se inscrever no grupo.